segunda-feira, 11 de julho de 2011

Biografia Júlio Verne

Considerado o pai da ficção científica moderna, Júlio Verne demonstrou interesse pela Literatura ainda muito jovem. Estudou Direito para agradar ao pai, mas jamais exerceu a profissão. Em 1850, sua peça Les Pailles Rompues foi encenada com sucesso pelo Teatro Histórico de Alexandre Dumas. Trabalhou como secretário do Teatro Lírico entre 1852 e 1854 e, depois, tornou-se corretor de bens públicos. Mas durante todo esse período continuou a escrever comédias, libretos e pequenas histórias. Em 1863, publicou a primeira história da série Viagens Extraordinárias: Cinco Semanas em um Balão.
Em 1872, o escritor se mudou para a cidade de Amiens e, em 1892, foi condecorado com a Legião de Honra. As obras de Júlio Verne ainda deram origem a vários filmes de sucesso, entre eles Vinte Mil Léguas Submarinos (1916, refilmado em 1954), A Ilha Misteriosa (1929 e 1961), Viagem ao Redor da Lua (1958), Viagem ao Centro da Terra (1959) e Volta ao Mundo em 80 Dias (1956).
nasceu em Nantes na França no ano de 1828. Seu pai era como todo pai da época, muito liberal (ironia), então quando Verne formou-se em Direito, mas desistiu da carreira para ser escritor ele não aceitou (óbvio). Como consequência eles tiveram diversas discussões, entretanto (espertamente) Verne conseguiu se mudar para París. Lá esteve em contato com a elite intelectual e literária e conheceu (quebra galhos)Victor Hugo e Alexandre Dumas Filho.
Muito dos seus livros foram adaptados para o cinema tais como: "Cinco Semanas num Balão" de Irwin Allen produzido em 1962, "A Volta ao Mundo Em Oitenta Dias" de Michael Anderson, Kevin McClory e Sidney Smith lançado em 1956, além disso foi feito um filme com o Jackie Chan baseado no livro, "Viagem ao Centro da Terra" de Henry Levin realizado em 1959 como também teve um a pouco tempo com o m esmo título produzido por Eric Brevig, "Vinte Mil Léguas Submarinas" de Richard Fleischer lançado em 1954 entre outro. Essas adaptações mostram que embora tenha sido realizadas, elas continuam sendo refilmadas e suas obras continuam sendo vendidas demonstrando a qualidade e a originalidade de Júlio Verne aliado a sua grande "imaginação tecnológica".
Julio Verne possuía diabetes e dislexia, além disso por motivo desconhecido levou dois tiros de seu sobrinho o que o deixou manco.
Morreu dia 24 de março de 1905 em Amiens na França.





Nenhum comentário:

Postar um comentário